Por que o amor de mãe é essencial para o desenvolvimento das crianças?

Ninguém duvida de que o amor de mãe é importante. Mas uma pesquisa americana foi um passo além, mostrando que esse amor pode ajudar o cérebro das crianças a se desenvolver ainda mais.

O amor de mãe é um sentimento que transcende qualquer explicação. É algo que simplesmente existe e é capaz de transformar vidas. E agora, uma nova pesquisa sugere que o amor materno pode, até mesmo, ter um efeito positivo durante a primeira infância.

De acordo com um estudo recente publicado na revista científica “Nature Neuroscience”, o amor de mãe pode ajudar a desenvolver o cérebro do filho. A pesquisa foi conduzida por uma equipe de cientistas da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, e utilizou técnicas avançadas de imagem cerebral para examinar a atividade cerebral de crianças com idades entre 4 e 13 anos.

Os pesquisadores descobriram que as crianças cujas mães lhes proporcionaram um ambiente amoroso e afetuoso tinham cérebros mais desenvolvidos em áreas associadas à emoção, ao processamento de informações sociais e à tomada de decisões. Por outro lado, crianças que cresceram em ambientes menos amorosos tiveram cérebros menos desenvolvidos nessas mesmas áreas.

Esses resultados sugerem que o amor materno é um ingrediente crucial para o desenvolvimento saudável do cérebro de uma criança. Quando uma mãe fornece um ambiente amoroso e afetuoso, ela ajuda a promover o desenvolvimento de circuitos cerebrais que são importantes para a aprendizagem, o comportamento e o bem-estar emocional.

Além disso, a pesquisa também aponta que a falta de amor materno pode ter consequências negativas para o desenvolvimento cerebral da criança. Crianças que crescem em ambientes menos amorosos podem ter dificuldades em regular suas emoções, lidar com o estresse e estabelecer relacionamentos saudáveis.

É importante destacar que o amor materno não é a única influência no desenvolvimento do cérebro de uma criança. Outros fatores, como a genética, a nutrição e a educação, também desempenham um papel importante.

Desde que a Escola Menino Jesus começou, em 1982, vivenciamos desafios importantes relacionados a essa temática. Com número de casos se multiplicando ao longo dos anos, nosso setor de psicologia escolar tem se deparado, frequentemente, com crianças apresentando dificuldades para se expressar, interagir, cumprir regras e se desenvolver por completo.

Por isso, buscamos sempre, em primeiro lugar, fortalecer um ambiente seguro e acolhedor, com professores atentos às necessidades emocionais dos alunos e sala de aula onde as crianças se sintam confortáveis ​​para expressar seus sentimentos e ideias.

Nossa escola também oferece programas extracurriculares com atividades que ajudam as crianças a desenvolverem habilidades sociais e emocionais importantes, como é o caso do ballet, jiu-jitsu e futsal que acontecem toda semana para os alunos inscritos.

Além disso, nossos professores utilizam estratégias de ensino que ajudam os alunos a se envolverem e se sentirem motivados. Isso inclui a utilização de métodos de ensino interativos, debates, projetos em grupo, atividades práticas e participação das mães em atividades de casa e classe, o que ajuda os alunos a se conectarem com os assuntos abordados e a aplicá-los na vida real.

Em resumo, o amor materno é um ingrediente crucial para o desenvolvimento saudável do cérebro de uma criança. Uma mãe que fornece um ambiente amoroso e afetuoso ajuda a promover o desenvolvimento de circuitos cerebrais que são importantes para a aprendizagem, o comportamento e o bem-estar emocional. Portanto, é importante valorizar e reconhecer a importância do amor de mãe em nossas vidas.

Unidade I

Rua Prefeito Luiz Magalhães, 583